26 novembro 2010

Delta Blues at Newport 1966: Capítulo 1 - Skip James

Paraíso do Blues com Howlin´ Wolf, Sun House, Skip James e Bukka White 



Skip James tinha um blues muito próprio cantava de uma forma muito aguda e tocava muitas vezes guitarra com uma afinação em ré menor que provoca uma espécie de meloncolia hipnotizante a quem o ouve. Melhor exemplo só o “Devil Got My Woman" primeira música desta gravação com mais temas como "I´m So Glad" 


Os primeiros albúns de Skip James chegaram ao mercado nos finais dos anos 20, acontece que foram acompanhados pela Grande Depressão norte-americana como tal Skip James foi “obrigado” a afastar-se do blues temporariamente durante 30 anos. Só redescoberto em 1964!! Faleceu em 1969…


Em Skip James o que falta em técnica sobra em Blues!!

09 novembro 2010

Patty Boyd Harrison Clapton


Patty  para além de modelo fotográfico foi casada com George Harrison e também com Eric Clapton.
Conheceu George Harrison durante as gravações do filme  dos Beatles “A Hard  Day´s Night”, tendo casado com ele em 1966. 
A música “Something” dos Beatles composta por George Harrison resulta da forte inspiração que Patty é.




No final dos anos sessenta Clapton e Harrison tornaram-se bons amigos  compondo e gravando muitas vezes juntos.  Daí surge a participação de Clapton na música dos Beatles “While My Guitar Gently Weeps”.



Clapton durante esses encontros com Harrison apaixona-se por Patty Boyd, desta paixão surge a inspiração para compor músicas como “Layla” e  “Wonderful Tonight”
Clapton casa-se com Patty Boyd em 1979, dois anos após esta se ter divorciado de Harrison. 



Em 1989 Clapton e Boyd divorciam-se, associado ao divórcio está o problema de alcoolismo de Clapton.
Apesar de tudo Harrison e Clapton continuaram amigos e muitos concertos foram dados em conjunto antes da morte de George Harrison.



Patty Boyd será certamente recordada como uma grande musa da história da música não pelo que criou mas pelo que deu a criar.