10 dezembro 2010

Quadrophenia - The Who (1973)

Ópera Rock


   
Os The Who contam a história de Jimmy, um jovem mod como tantos outros na cidade de Londres de 1964. Com problemas em casa Jimmy contenta-se em trabalhar para sustentar a sua lambreta, comprar fatos novos, ouvir bandas mod e meter-se em confusão com “rockers” rivais. 


O Jimmy em questão sofre de esquizofrenia teria quatro personalidades, que seriam interpretadas por cada um dos membros da banda:
A tough guy, a helpless dancer. (“Helpless Dancer” – Roger Daltrey)

A romantic, is it me for a moment? (“Is it me?” – John Entwistle)

A bloody lunatic, I´ll even carry your bags. (“Bell Boy” – Keith Moon)

A beggar, a hypocrite, love reign o´er me. (“Love Reign O´er Me” – Pete Townshend)


Em 1979, o disco foi levado ao cinema, estrelando o então vocalista e baixista dos Police, Sting, no papel de líder dos mods, Ace Face. Phil Daniel fazia de Jimmy o filme foi realizado por Franc Roddam.


26 novembro 2010

Delta Blues at Newport 1966: Capítulo 1 - Skip James

Paraíso do Blues com Howlin´ Wolf, Sun House, Skip James e Bukka White 



Skip James tinha um blues muito próprio cantava de uma forma muito aguda e tocava muitas vezes guitarra com uma afinação em ré menor que provoca uma espécie de meloncolia hipnotizante a quem o ouve. Melhor exemplo só o “Devil Got My Woman" primeira música desta gravação com mais temas como "I´m So Glad" 


Os primeiros albúns de Skip James chegaram ao mercado nos finais dos anos 20, acontece que foram acompanhados pela Grande Depressão norte-americana como tal Skip James foi “obrigado” a afastar-se do blues temporariamente durante 30 anos. Só redescoberto em 1964!! Faleceu em 1969…


Em Skip James o que falta em técnica sobra em Blues!!

09 novembro 2010

Patty Boyd Harrison Clapton


Patty  para além de modelo fotográfico foi casada com George Harrison e também com Eric Clapton.
Conheceu George Harrison durante as gravações do filme  dos Beatles “A Hard  Day´s Night”, tendo casado com ele em 1966. 
A música “Something” dos Beatles composta por George Harrison resulta da forte inspiração que Patty é.




No final dos anos sessenta Clapton e Harrison tornaram-se bons amigos  compondo e gravando muitas vezes juntos.  Daí surge a participação de Clapton na música dos Beatles “While My Guitar Gently Weeps”.



Clapton durante esses encontros com Harrison apaixona-se por Patty Boyd, desta paixão surge a inspiração para compor músicas como “Layla” e  “Wonderful Tonight”
Clapton casa-se com Patty Boyd em 1979, dois anos após esta se ter divorciado de Harrison. 



Em 1989 Clapton e Boyd divorciam-se, associado ao divórcio está o problema de alcoolismo de Clapton.
Apesar de tudo Harrison e Clapton continuaram amigos e muitos concertos foram dados em conjunto antes da morte de George Harrison.



Patty Boyd será certamente recordada como uma grande musa da história da música não pelo que criou mas pelo que deu a criar.

31 outubro 2010

O Melhor Cá Dentro em 2010

Balão de Ferro - Rosa



Paus – Mudo e Surdo



Peixe-Avião – Um Acordo Qualquer



Linda Martini – Mulher-a-Dias

O Melhor Lá Fora em 2010 - Parte 1



The Morning Benders – Excuses




Tame Impala – Alter Ego

Fang Island - Careful Crossers




Ariel Pink's Haunted Graffiti – Beverly kills

19 outubro 2010

Gloria - Them vs Patti Smith

“Gloria” é uma música original de Van Morrison, publicado no álbum “The Angry Young Them” de 1964, desde então  Jimi Hendrix,   The Doors,   ACDC,   U2,   David Bowie apresentaram  versões desta música.

Patti Smith
Se bem que a cover com mais relevância foi a que foi apresentada no álbum “Horses” de Patti Smith, figurando como 1ºmúsica do álbum, ela se inicia com as seguintes palavras: "Jesus died for somebody's sins but not mine." Tanto a música como o álbum foram um componente influente do punk-rock nova-iorquino, dado que Patti Smith ficou reconhecida como “godmather” do punk rock.

Electric Light Orchestra (ELO) - Beatles Orquestral

            

No final dos anos 60 Roy Wood teve a excelente ideia de formar uma banda que fundisse o estilo pop-rock tipo Beatles com instrumentos tipicamente orquestrais: violino, violoncelo, clarinete, oboé… 

O resultado é este!

17 outubro 2010

Chet Atkins



Chet Atkins é sinónimo de música country de qualidade, envolvendo jazz e folk à mistura!
Estilo inspirado em Les Paul e Django Reinhardt, ficou conhecido como o criador do "Nashville sound".     
Notabilizou-se também pela produção de álbuns do Elvis Presley, Don Gibson e Everly Brothers.


Uma interpretação da música Mr. Sandeman de 1954


Vincent

13 outubro 2010

Screaming Jay Hawkins - "I Put a Spell on You"



A intenção de Hawkins era gravar a "I Put a Spell on You" como uma música de amor, uma balada de blues. No entanto num dia em que o produtor os embriagou, saiu esta irreverente versão.   



Screaming Jay Hawkins : "I don´t even remember making the record. Before, i was just a normal blues singer. I was just Jay Hawkins. It all sort of just fell in place. I found out i could do more destroyng a song and screaming it to death."

08 outubro 2010

Across the Universe: Um excelente filme e uma música que pendura no ouvido!



Com arranjo influenciado pela meditação transcendental os primeiros rascunhos da letra surgiram numa noite em 1967:


"I was lying next to my first wife in bed and I was thinking. It started off as a negative song and she must have been going on and on about something. She'd gone to sleep and I kept hearing, 'Words are flowing out like endless streams...' I was a bit irritated and I went downstairs and it turned into a sort of cosmic song rather than, 'Why are you always mouthing off at me?'...
The words are purely inspirational and were given to me - except for maybe one or two where I had to resolve a line or something like that. I don't own it; it came through like that."


John Lennon, in Anthology




Um musical que faz sonhar e relembrar os Beatles, aconselho aos fãs e a todas as outras pessoas que existem (não são muitas!)

The British Invasion: The Kinks


A cena "mod" dos anos 60 foi um fenómeno cultural com excelentes consequêncuas na música britânica, os Kinks são o exemplo digno disso. E a "Sunny Afternoon" não passa indiferente!